Vocabulário científico e musical

Aqui você vai encontrar termos com os quais talvez não esteja familiarizado, tanto sobre música quanto sobre ciência. Se não encontrar algo aqui, é só pedir!

Afasia: condição caracterizada por perda total ou parcial da capacidade de se comunicar verbalmente. Pode afetar somente a fala, somente a compreensão, ou ambas.

EEG – Eletroencefalografia. Utiliza o potencial elétrico como medida, por meio de uma toca com diversos eletrodos. Em comparação com a fMRI, não oferece precisão espacial, não se podendo observar dados de estruturas envolvidas na tarefa. No entanto, oferece alta precisão temporal, da ordem de milissegundos.

fMRI – functional Magnetic Resonance Imaging – Em português, Ressonância Magnética Funcional. Mede o nível de oxigenação no cérebro do indivíduo durante determinada tarefa. Por meio dessa medida, pode-se obter, com alta precisão espacial, as regiões envolvidas no processamento daquela tarefa. Em comparação com EEG, não oferece tanta precisão temporal.

N-back task

Esse teste consiste em várias telas, que vão passando, como nos desenhos abaixo:

n back letrasn back imagens

Os desenhos mostram duas tarefas N-back diferentes. uma com letras, outra com imagens. Geralmente, há dois botões e a tarefa consiste em pressionar um dos botões quando se encontra um alvo e o outro, caso a imagem não seja o alvo procurado. A tarefa se chama N-back pois N corresponde a um número. Se for 1-back, o sujeito deve pressionar o botão do alvo quando a imagem que aparecer for a mesma que apareceu há uma tela. Se for, 2-back, deve pressionar o botão de alvo quando a imagem que aparecer corresponder à imagem que apareceu há 2 telas. E assim por diante. É um teste que exige boa memória de trabalho (aquela mais recente), além de controle inibitório para evitar respostas com falsos positivos.

Stroop test

O Stroop é um teste que consiste na apresentação de nomes de cores com letras coloridas, como na imagem abaixo:

stroop words

Deve então nomear as cores em que as palavras se apresentam que, não necessariamente, correspondem aos nomes das cores apresentados. Consiste numa tarefa em que é necessário controle inibitório, pois deve-se inibir a resposta automática quando nome e cor não são correspondentes.

 

Anúncios