Stress nosso de cada dia

Você já colocou pra tocar uma música bem tranquila num momento em que estava estressado? A música para fins de relaxamento, meditação ou até para dormir não é nenhuma novidade. Vê-se CDs e CDs de “sons relaxantes” como sons de pássaros, de mar, cachoeiras, além de música composta para esse fim mesmo. É claro que se pode entrar numa discussão acerca do que faz um som ser relaxante, se é um parâmetro subjetivo, que varia de pessoa para pessoa ou se é um parâmetro relacionado a determinadas propriedades do som, estrutura musical, etc.

No entanto, meu propósito aqui não é entrar nessa discussão. Pelo menos por enquanto…  O que interessa aqui é que pesquisadores encontraram efeito significativo da tal “música relaxante” nos níveis de cortisol das pessoas. O cortisol é um hormônio produzido no corpo em resposta a fatores estressores. De forma grosseira, quanto maior o nível de cortisol no sangue, maior o stress vivenciado.

E o que os pesquisadores fizeram? Submeteram os sujeitos de pesquisa a situações de stress e os dividiram em dois grupos, medindo os níveis de cortisol na saliva das pessoas antes e depois da situação, acompanhando os sujeitos por 45 minutos após a exposição ao evento estressor. Metade dos sujeitos ouvia “música relaxante”, que para os pesquisadores, se traduziu em trechos de músicas de Enya, Yanni e Vangelis. A outra metade ficava em silêncio.

E o que eles encontraram? Que, de fato, as pessoas expostas a música tinham seus níveis de cortisol menores do que as que ficavam em silêncio, voltando mais rapidamente aos níveis normais de repouso. Tirando a questão acerca dos tipos de música que podemos considerar relaxantes e o quanto isso pode ou não ser um aspecto culturalmente aprendido, o fato de saber que a música tem um efeito direto na produção hormonal é, em si, algo interessante.

Bom, dito isso, deixo um vídeo de canto gregoriano que, ao meu ver, entra na categoria de músicas com fins especificamente voltados para o “relaxamento”, no sentido de buscarem o contato com o divino, ou o estado de meditação…

Para ler mais sobre o assunto:

Khalfa, S.; Dalla Bella, S.; Roy, M.; Peretz, I.; Lupien, S.J. Effects of relaxing music on salivary cortisol level after psychological stress. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 999, p. 374-376, 2003.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Elaine disse:

    Muito bom!

    Pra mim uma música que tem esse efeito relaxante é a nocturne de chopin. =)

    1. Viviane Rocha disse:

      Bacana, Elaine! É sempre reconfortante ouvir uma música que tenha significado pra nós!
      O blog ficou um pouco inativo, mas volta em breve com novo conteúdo! =)
      Obrigada pelo comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s