Recompensados somos!

Se você acompanha este blog, já deve ter pensado na importância da música, pelo menos na sua vida. Hoje escrevo sobre o que música, drogas, comida e sexo têm em comum. O que seria isso? Tanto o ato de ouvir música, como comer, fazer sexo ou abusar de drogas envolvem o recrutamento de partes muito especiais do cérebro, denominadas “sistema de recompensa”. Como isso funciona?

Quando uma pessoa faz uso de drogas, determinadas regiões do sistema límbico de seu cérebro são recrutadas, trazendo grande sensação de prazer. Quando sentimos algo prazeroso, a tendência é que queiramos repetir a situação, buscando o prazer novamente. Essa busca pelo prazer tem importante papel evolutivo quando se trata de comida e sexo, pois é um incentivo para que o homem se alimente (o que é fundamental para a sobrevivência) e se reproduza (o que é fundamental para a sobrevivência de sua espécie).

Dito isto, você deve estar se perguntando o que a música tem a ver com drogas ou com a sobrevivência da espécie. Provavelmente nunca ouviu falar de alguém que ficou viciado em música, mas já ouviu de vícios em drogas, comida ou sexo. O fato é que pesquisadores descobriram que ouvir música, em especial aquela que traz fortes emoções, recruta o sistema de recompensa do cérebro, da mesma maneira que este sistema é recrutado quando se come um bom chocolate, por exemplo.

Em 2001, Anne Blood e Robert Zatorre, da Universidade McGill, no Canadá, realizaram estudo de neuroimagem  (com PET – Tomografia por emissão de pósitrons) em que músicos traziam trechos de músicas que lhes causavam grande emoção. Os sujeitos ouviam os trechos enquanto era realizada a tomografia. Para os sujeitos pesquisados, Blood e Zatorre encontraram ativação de áreas do cérebro ligadas ao sistema de recompensa durante a audição dos trechos com forte carga emocional. Em 2005, Menon e Levitin, também da Universidade McGill, realizaram outro estudo em que comparavam trechos agradáveis e desagradáveis de música e o papel do sistema de recompensa. Novamente, as regiões envolvidas nesse sistema eram recrutadas durante a audição de trechos de música agradáveis.

As drogas possuem aspecto químico que atua diretamente na ativação do sistema de recompensa do cérebro. Comida e sexo têm uma razão evolutiva para serem prazerosos. Mas, e música? Tratei um pouco desse tema no primeiro post deste blog. As razões pelas quais a música é tão importante para os seres humanos ainda são desconhecidas. Mas, se ela não tivesse importância alguma, não haveria razão para tantos séculos de tradição musical em todas as culturas humanas. Se hoje parece que ela não é tão importante, pode ser que tenha exercido papel fundamental para o desenvolvimento da natureza humana há muitos séculos… Se não fosse assim, por que motivo deveríamos ser recompensados pelo envolvimento com algo tão abstrato como a música?

Hoje deixo um curta da Pixar que trata de “recompensa” e música…

Para ler mais sobre o assunto:

Blood, A.J., Zatorre, R.J. Intensely pleasurable responses to music correlate with activity in brain regions implicated in reward and emotion. PNAS, v. 98, p. 11818-11823, 2001.

Menon, V., Levitin, D.J. The rewards of music listening: Response and physiological connectivity of the mesolimbic system. NeuroImage, v. 28, p. 175-184, 2005.

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. Dulci disse:

    Parabéns! Vivi. Belo post. Logo que a música atua sobre o sistema de recompensa e não tem contraindicação, muito pelo contrário, não seria nocivo adquirir este vicio, e quem sabe até substituir outros por este. Aproveitando… dá uma canja ai pra gente vai?

    1. Viviane Rocha disse:

      Obrigada, Dulci!

      Vou te passar uns links por e-mail pra você me ouvir!

      Bjo

  2. Margaret disse:

    Vivisssssss!!! dei uma pausinha nos meus estudos e vim ler seu blog!
    mto bom!!!
    adorei o video tb!!!
    bjsss

    1. Viviane Rocha disse:

      Ae, Má! Que bom que gostou!
      E que honra vc parar de estudar pra vir aqui! hahaha!
      Bjo

      1. Margaret disse:

        hahahaha….. é mto mais legal! hahahaha….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s